A Biomedicina e os Biomédicos

A Biomedicina é uma escolha marcante na vida de um indivíduo.

Desde a sua escolha até mesmo a sua formação, muito conhecimento, aprendizagem e dúvidas acompanham a evolução deste profissional.

Depois desta grande luta que é se graduar o que vem? O desespero em entrar no mercado de trabalho.

A dúvida em agarrar a profissão e se dedicar à pesquisa, diagnósticos, as lâminas, ensaios e um mundo analítico (ou até mesmo cursar outra faculdade) acontece mais, não por falta de uma identidade do biomédico para com a profissão, mas sim, pela baixa remuneração imposta pela maioria dos empregadores.

É quando o novo profissional experimenta o amargor do desgaste e da desvalorização, numa selva de pedra onde poucos conseguem se posicionar e se destacar.

Com a área das análises clínicas em crise, é natural nossos colegas biomédicos buscarem outro campo de atuação.

Na biomedicina são 36 áreas já conquistadas e muitas dessas pouco exploradas e até mesmo desconhecidas.

A nova área que se destaca entre todas as demais, devido ao encanto que causa nos profissionais e usuários, por sua proposta de resultados e por sua ascensão no mercado nacional e mundial, a Biomedicina Estética veio trazer aos biomédicos uma nova oportunidade de utilizar seus conhecimentos em prol da Saúde.

Quando pensei em Biomedicina Estética, pensei em como isso poderia dar um novo recomeço para muitos biomédicos e um rumo diferente aqueles que estão em formação profissional.

Pensei em avanço, sucesso, reconhecimento, competência e valorização da classe!

Isso é o que me move a continuar lutando.

Ana Carolina Puga

PERGUNTAS RESPONDIDAS

Muitas pessoas me enviam perguntas por email sobre a carreira e oportunidades na Biomedicina Estética. Resolvi gravar algumas dessas respostas. Quem sabe você também não tem uma dúvida semelhante?

Escolha a faixa abaixo e clique no botão de “play” para tocar.

ASSINE “NOVIDADES DA BIOMEDICINA”

Email:

12 ideias sobre “A Biomedicina e os Biomédicos

  1. Ana, bom dia, gostaria de mais informações sobre esta nova area de atuação do Biomédico. Em quanto tempo eu consigo me especializar nesta área? Vc poderia me dar uma ideia de investimento inicial em equipamentos e produtos? Abraços, Douglas.

    • Olá Douglas.

      A atuação do Biomédico na Estética é realizando todos os procedimentos estéticos a laser, invasivos não cirúrgicos, ter sua própria clínica e ser responsável por ela, além de muitos outos procedimentos e dentro deste campo, muitas outras oportunidades. Para se especializar teremos uma Pós em Biomedicina Estética em Janeiro/2012 – pelo NEPUGA e uma Instituição de ensino. Envie seu email para cursos@anacarolina.bmd.br e lhe passaremos todas as informações.
      O investimento irá depender muito do que você quer inicialmente, posso lhe assegurar que dá para iniciar com um investimento pequeno, nao gosto de falar em valores, mas antecipo que um dos seus maiores investimento agora será na sua formação, indico que faça alguns cursos livres e se matricule na Pós, com isso já terá a sua habilitação provisória, já pode iniciar seus trabalhos e ter uma renda. Equipamentos e produtos orientamos durante os cursos, pois alguns precisará comprar e outros não. Mas isso somente depois que você souber por onde quer iniciar. Desejando mais dúvidas, pode me escrever no acpuga@anacarolina.bmd.br .

  2. Olá Carol!!! O Blog está muito bacana!! Vamos poder discutir muitos assuntos aqui!! As perguntas e respostas são ótimas…. Abraço, Luciana (Salvador/BA)

  3. O biomédico pode prescrever medicacoes?
    O biomédico pode tratar complicacoes?
    O biomédico é preparado para tratar uma emergencia clinica? Uma sincope, uma reaçao alérgica de anafilaxia? uma queimadura? e se o paciente desenvolver uma arritimia?

    Nao sou contra a biomedicina na estética não invasiva, mas questiono se ela é capaz de tratar suas complicacoes nas quais a medicina poderia estar intervindo para salvar vidas ou evitar complicacoes severas.

    Obrigado.

    • Claudio,

      a principio voce é contra a estetica NAO INVASIVA? O que quis dizer?

      Bem, acredito que você não é da área e tão pouco conhece o que realizamos na Biomedicina Estética. Por isso o convido para participar de uma palestra ou um curso e entender um pouco dos nossos procedimentos, riscos e responsabilidade. Por isso acho muito imaturo da sua parte fazer um comentário sem antes conhecer.

      Tem todo o direito de expor suas ideias e criticas, mas convido que conheça nosso trabalho, eu jamais indicaria um procedimento que poderia colocar a vida do meu paciente em risco. Por isso estamos tranquilos com nossa habilitação, com nossas capacitaçoes e responsabilidade.

      Para você se capacitar precisa estar sempre buscando os melhores cursos e com profissionais qualificados e experientes.

      Quanto aos medicamentos, alguns nós podemos usar durante os procedimentos, mas outros, como os medicamentos controlados não, esses somente médicos, mas não precisamos também.

      O Biomédico pode orientar o seu paciente e encaminhá-lo a um especialista caso haja necessidade, antes, durante ou após o procedimento. Sendo que quando feito de forma segura a chance de ocorrer uma complicação maior é mínima. Por isso insisto se qualifique com quem pode realmente lhe passar conhecimento para voce avaliar seu paciente antes de qualquer procedimento, se seguir o protocolo de avaliação ensinado nos cursos, os cuidados pré procedimentos, você terá o mesmo risco que qualquer outro profissional da saúde que lida com a estética do paciente. Ou seja mínimo.

  4. Boa noite Ana, muitas pessoas acham que é uma besteira eu seguir a area de estetica dentro da biomedicina. Ainda sou estudante do 2º periodo mas estou muito feliz com a nova area de atuação, estou amando a biomedicina. Gostaria de saber qual a diferença da graduação de estetica e biomedicina estetica. Peciso desse resposta!

    Continue lutando pelos nossos direitos! BEIJOS

  5. Boa noite Dra. Ana,

    Admiro muito o seu trabalho e tambem gostaria de seguir na biomedicina estetica, mas gostaria de fazer esta pos em portugal só que nao encontro. Esta pos so vale no Brasil? Ou existe esta pos com outro nome em portugal?

    Obrigada

  6. Boa noite Dra. Ana,

    Sou Tecnóloga em estética e cosmetologia e gostaria de saber se posso me pós graduar em alguma aréa da biomedicina estética?… Anceio por respostas. Deis de já agradeço, abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>